Qual a importância de clínicas e pet shops apoiarem causas animais

Sua clínica ou pet shop tem apoiado projetos voltados aos animais? Pois saiba que isso conta muitos pontos para fortalecer uma marca, atrair e fidelizar clientes. E é sobre isso que falaremos neste artigo, a importância de apoiar projetos voltados aos animais. Confira!

Já sabemos que o mercado pet tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos no Brasil, e se tornou um dos maiores do mundo.

Esse crescimento pode ser atribuído a vários fatores, do aumento da população de animais de estimação no país, até uma maior conscientização dos donos de animais sobre a importância do bem-estar e da saúde animal, e claro, de uma maior variedade de produtos e serviços disponíveis no mercado.

Alguns dos segmentos mais representativos do mercado pet no Brasil são o alimentício, que ocupa o primeiro lugar em faturamento, seguido pelos serviços veterinários, acessórios, higiene e beleza, e medicamentos.

Lembrando que o Brasil é o segundo maior mercado mundial de produtos pet, atrás apenas dos Estados Unidos o que vem atraindo investimentos de empresas nacionais e internacionais, impulsionando ainda mais o crescimento do setor.

No entanto, vale ressaltar que, apesar do crescimento do mercado pet no país, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados em relação ao bem-estar animal e à conscientização sobre a importância da adoção responsável e do cuidado adequado com os animais.

Nesse sentido, os donos de pets tem se mostrado muito atentos às marcas comprometidas com as causas animais, seja patrocinando feiras de adoção, divulgando projetos, enfim, que se mostrem empáticas com essas iniciativas.

Mas, afinal, o que são as causas animais?

 

Podemos chamar de causas animais aquelas questões relacionadas ao bem-estar e direitos dos animais, então é possível dizer que se trata de um movimento social que visa promover a proteção, abrigo e o respeito pelos animais, levantando questões como a crueldade animal, o abandono dos animais, o uso de animais em testes científicos e a exploração animal para alimentação, vestuário e entretenimento.

Os ativistas da causa animal, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, trabalham para aumentar a conscientização sobre esses problemas e para mudar as leis e as políticas que permitem a crueldade e a exploração animal. Defendem a adoção de práticas mais éticas e sustentáveis, em defesa dos direitos dos animais, para que sejam tratados com dignidade e respeito.

Qual a importância de apoiar as causas animais?

 

Primeiramente, vale destacar que as pessoas hoje escolhem empresas ou marcas não só baseadas na qualidade de seus serviços, mas com as quais se identifiquem, ou seja, ao apoiar as causas animais, naturalmente, estará atraindo novos clientes.

Dentre as muitas razões pelas quais uma clínica ou pet shop deve apoiar causas animais podemos destacar as seguintes:

1. Responsabilidade social

A sociedade espera que as empresas atuem com responsabilidade social, demonstrando que se importam com o bem-estar dos animais e se engajam em causas que visam melhorar suas condições de vida.

2. Fidelização dos clientes

Muitos clientes optam por frequentar pet shops ou clínicas veterinárias que demonstram se preocupar com causas animais. Ao se identificarem com as causas apoiadas pela empresa, eles tendem a se tornar mais fiéis e engajados com a marca.

3. Atração de novos clientes

Além de fidelizar clientes já existentes, o apoio a causas animais pode ajudar a atrair novos clientes que compartilham dos mesmos valores e ideais.

4. Imagem positiva da marca

 

Empresas que se envolvem em causas animais costumam ter uma imagem positiva perante a sociedade, sendo vistas como empresas engajadas e responsáveis.

5. Consciência ambiental

 
Além do bem-estar animal, muitas causas animais estão diretamente ligadas à preservação do meio ambiente. Apoiar essas causas pode ajudar a conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

Dicas de ações de apoio a causas animais

 

Quer começar a apoiar algumas ações? Pois saiba que existem muitos tipos de projetos em defesa dos animais que visam proteger e promover o bem-estar dos animais. Aqui estão alguns exemplos:

– Campanhas de adoção: é a ação mais comum na qual muitas organizações de proteção animal participam, voltadas para encontrar lares permanentes para animais resgatados. Eles também fornecem informações e recursos para ajudar os adotantes a cuidar de seus animais. Sua clínica ou pet shop pode patrocinar ou participar de feiras de adoção.

– Criar ou apoiar alguma ONG: é possível criar uma ONG de proteção às causas animais e divulgá-la em seu espaço. Existem diversas formas de ajudar, desde arrecadar alimentos até incentivar a adoção. Mas você também pode optar por financiar e apoiar alguma organização que já exista. Há diversas ONGs sérias que fazem trabalhos incríveis na proteção de bichinhos de todas as espécies.

– Resgates de animais em situação de risco: organizações e grupos de resgate trabalham para salvar animais que estão em situações de abuso, negligência, ou abandono. Eles oferecem cuidados veterinários, abrigo temporário e procuram encontrar um lar para esses animais.

– Educação e conscientização: organizações e indivíduos trabalham para educar o público sobre questões de bem-estar animal, como a crueldade, o uso de animais em testes e a exploração animal. Eles também fornecem informações sobre como os indivíduos podem ajudar a proteger os animais em suas comunidades.

– Campanhas políticas e legislativas: ativistas da causa animal trabalham para mudar as leis e políticas relacionadas ao bem-estar animal, incluindo a proibição de práticas cruéis, o aumento da proteção dos animais e a promoção de práticas mais éticas.

– Proteção da vida selvagem: grupos e organizações trabalham para proteger a vida selvagem e seus habitats naturais, defendendo a conservação e preservação das espécies ameaçadas de extinção.

Certamente, esses são só alguns exemplos de projetos em defesa dos animais, mas há muitas outras maneiras pelas quais sua clínica ou pet shop pode ajudar na luta para proteger e promover o bem-estar dos animais.

Contando com a ajuda da tecnologia

 

Claro que não adianta se mostrar sensível às causas animais e se esquecer da gestão de seu negócio. Como tudo na vida, é preciso se fortalecer para poder ajudar.

Nesse sentido, contar com um bom programa de gestão pode fazer toda a diferença. E isso porque como um programa para clínica veterinária ou pet shop automatiza todos os setores e trata de toda a parte burocrática, certamente, vai sobrar muito mais tempo para sua empresa se dedicar às causas animais.

E mais, vale ressaltar que um sistema para clínica veterinária ou pet shop inclui uma variedade de recursos e funcionalidades projetados para ajudar na gestão, monitorando e otimizando cada processo.

E é isso, como podemos ver, é possível ao mesmo tempo realizar uma boa gestão e dar atenção às causas animais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e consciente.

No mais, como empreendedor, você deve considerar, também, que apoiar projetos e causas de proteção animal é vantajoso para o seu negócio, já que estará mostrando ao mercado e aos seus clientes que sua empresa, de fato, está comprometida com o bem-estar dos pets, o que tende a atrair mais clientes para o seu estabelecimento.

Author: