Qual a diferença entre banhista e tosador? Quais funções cada um desempenha?

A profissão de banhista e tosador de animais ainda deixa algumas pessoas confusas, principalmente, as que desejam entrar no ramo para trabalhar com Pets. Saiba aqui neste artigo a diferença entra as profissões e quais as funções cada um desempenha!

O crescimento do mercado pet no país é exponencial, mesmo em tempos de crise, ele não para de se desenvolver e aumentar a demanda por esses serviços. Seja no segmento para venda de produtos, clínica veterinária, bem estar, estética dos animais, e até mesmo o sistema para pet shop que ajuda a gerenciar os negócios das empresas de forma otimizada e econômica.

Para quem é apaixonado por animais, aproveitar o crescimento desse nicho para trabalhar na área, pode ser muito satisfatório, até para as profissões de tosador e banhista de pets. Pois, o movimento aumenta o interesse de pessoas que desejam se dedicar, além de investir em cursos e técnicas para melhor atender os pets e deixar os donos satisfeitos.

Qual a diferença entre banhista e tosador? Quais as suas funções?

Sabemos que existem cursos como auxiliar de veterinário, tosador, esteticista de animais e outros. Mas, o foco aqui é o dos profissionais de banho e tosa.

Falando a verdade, os termos podem até ser separados, mas na verdade, esses profissionais exercem atividades semelhantes.

De acordo com o código 5193 da CBO (Classificação Brasileira das Ocupações), órgão que é responsável pela legalização do exercício da profissão de tosador, banhista e esteticistas de animais, ambas as funções realizam os cuidados de higiene como banho, tosa, corte de unhas, limpeza bocal e dos olhos, entre outras atividades relacionadas ao mesmo. Sendo assim, para legislação o tosador e banhista são responsáveis pela higiene dos animais, realizando as mesmas atividades.

No entanto, em alguns pets shops, há o funcionário designado somente para tosa e o banhista para higiene dos animais de estimação. No caso, o tosador apara o pelo dos animais e o banhista limpa os dentes, orelhas, unhas, olhos e dá o banho.

Além disso, existem alguns cursos onde as tarefas não são separadas por profissão, exceto em casos como o tosador Premium, que pode se capacitar para tosar raças específicas, aprender tipos diferentes de tosa e exercer todas as outras atividades de cuidado relacionados a higiene do animal.

Além disso, no curso profissionalizante ou técnico, os profissionais banhistas também aprendem a tosar, ou seja, ambos realizam as mesmas tarefas, o que deverão fazer ao ser contratados e a nomenclatura que será utilizada, depende exclusivamente do pet shop para qual presta serviços.

Essa diferenciação é mais usada para dar sofisticação ao pet shop, mostrando para os clientes que os profissionais contratados são especialistas em certo tipo de tarefa, o que ocasiona em maior confiabilidade e passa uma boa imagem em relação à qualidade dos serviços oferecidos aos animais de estimação deles.

Para ser um banhista, tosador ou esteticista de animais é preciso ter ensino médio completo, curso técnico ou de especialização na área, além de ter carinho e amor por animais.

Author: