Guia completo de gestão para Pet Shop online (parte I)

Você tem ou pretende ter um pet shop online? Gostaria de saber como destacá-lo em meio a um mercado tão competitivo e até saturado? Então, esse guia completo, dividido em duas partes, pode ser o que você precisa!

Se o e-commerce antes da pandemia já se mostrava como um mercado em franco crescimento, isso se intensificou durante e no pós-pandemia, dando sinais de que  continua se expandindo.

Mas, em meio a tanta concorrência, como conseguir se destacar e ter um pet shop de sucesso? A resposta está em realizar uma ótima gestão do pet shop online. E entende-se por boa gestão, o controle e a integração e valorização de todos os setores, do marketing ao suporte ao cliente.

Confira neste guia, como realizar uma boa gestão, consolidar seu e-commerce e monitorar seu crescimento.

Vantagens de realizar uma boa gestão do pet shop online

 

É fundamental ter em mente que, por mais que o e-commerce esteja em alta, ele também oferece inúmeros desafios, com destaque para a enorme concorrência. Atualmente, qualquer pessoa pode ter uma loja online. Por isso, para se destacar é preciso investir em marketing, ferramentas tecnológicas e, principalmente, em uma boa gestão, a qual pode trazer uma série de vantagens. Conheça abaixo algumas delas:

1. Controle organizacional

 
Só através de uma gestão firme e organizada é possível obter dados reais que permitam a criação de estratégias assertivas e o controle sobre todos os processos do dia a dia da loja, desde pedidos, atendimento e divulgação. Ou seja, só através de uma boa estrutura e previsibilidade é possível não ser engolido pela enorme concorrência. Ao planejar com antecedência sua gestão, cumprindo metas e objetivos, automaticamente, traz a estabilidade financeira necessária para sobreviver neste concorrido mercado.

2. Atendimento de excelência

 
Para um pet shop online ter sucesso, sem dúvida, precisa focar mais no cliente, atender bem seu público, ou seja, oferecer agilidade, objetividade, qualidade e um bom suporte. Uma gestão de pet shop online bem feita conta com as ferramentas e os processos prontos para lidar com sugestões, dúvidas e reclamações.

3. Otimização de custos

 
Uma boa gestão sabe em que investir e com que gastar, ou seja, como distribuir melhor os recursos, sabe identificar oportunidades e problemas que conseguem ser resolvidos com investimento. É preciso ter em mente que nem sempre quem tem mais dinheiro tem a melhor loja, mas quem sabe tirar o maior proveito do que tem e, para isso, basta uma boa gestão. Enfim, no universo virtual, todas as lojas têm o mesmo tamanho, um custo com marketing infinitamente menor, basta saber trabalhar corretamente a gestão.

4.Campanhas de marketing mais assertivas

 
Um bom exemplo de saber usar bem os custos está no marketing. Uma gestão mais completa e inteligente do negócio permite ter mais dados sobre o público e como alcançá-lo.

5.Aumento das vendas e fidelização

 
Como podemos ver, uma boa gestão possibilita melhores campanhas de marketing, um bom atendimento, uso consciente do orçamento e processos otimizados que, automaticamente, contribuem para que o e-commerce venda mais e, consequentemente, aumente a base de clientes e a fidelização, contribuindo para consolidar a marca no mercado.

Dicas práticas de gestão para pet shop online

 

Até aqui, certamente, você já entendeu a importância de uma boa gestão para o sucesso de sua loja. Embora não exista uma fórmula mágica que sirva para todas as lojas, já que cada uma delas possui suas peculiaridades, um público diferente, com necessidades e preferências distintas, algumas dicas básicas, sem dúvida, podem servir para todas, e é o que mostraremos a seguir, dicas para uma gestão de sucesso! Confira quais são!

1. Estude muito bem o mercado

 
Para conseguir realizar uma boa gestão, é fundamental que ela se baseie em dados reais, não somente sobre o seu público, mas também sobre a concorrência, o chamado benchmarking, ou análise de concorrência, um processo que permite entender o que seus concorrentes estão fazendo de certo e errado em suas estratégias. Ou seja, aprender com o mercado e se adaptar a ele constantemente.

2. Conheça o seu público

 

E como vender sem saber para quem, o que desejam, os seus gostos… ou seja, é fundamental coletar e analisar dados do seu público-alvo. Saber desde o seu perfil, até  necessidades, linguagem, gostos e hábitos de seus clientes para poder lidar com eles. Criar estratégias baseando-se nesse público-alvo as tornam bem mais assertivas.

3. Aposte em diferencial

 
Em meio a um mercado tão concorrido, sem dúvida, poder oferecer algo diferente acaba fazendo com que sua loja online ganhe um destaque maior. Vale ser algum serviço, produto, até um atendimento de excelência ou uma forma diferente de divulgação, o importante é conseguir criar um diferencial.

4. Invista em mix de produtos

 
Uma dica que costuma gerar boas margens de lucros é otimizar o seu catálogo de produtos, oferecendo mix de produtos, que costuma atrair o público-alvo, ou ainda,  apostar em cross selling, convencendo seu público a comprar um item relacionado ao que ele realmente quer. Oferecer produtos de qualidade com preços atrativos é sempre vantajoso para ambas as partes.

5. Faça uma ótima gestão de estoque

 

Para que possa tirar maior proveito das dicas do tópico acima, é fundamental garantir produtos sempre disponíveis e que não encalhem no seu estoque. Uma boa gestão de estoque consegue prever a demanda, precificar corretamente e criar estratégias eficientes de monitoramento.

6. Não descuide da contabilidade

 
Tanto para uma loja física como online, o fluxo de caixa é o coração da empresa, por isso, é fundamental realizar uma gestão financeira eficiente, a qual permitirá, inclusive, que possa criar estratégias de divulgação e vendas. Fique atento aos estornos, margem de lucro e gastos extras.

7. Ofereça agilidade nas entregas

 

E uma boa gestão precisa ser estendida aos pedidos, e estoque parado ou faltando itens, é prejuízo na certa, assim como, pedidos que demoram a ser entregues, ou cancelados por falta de produto. Nesse sentido, contar com um sistema para pet shop, um software de gestão, pode fazer toda a diferença, pois ele automatiza e agiliza a preparação de pedidos, integrando essa parte ao estoque, assim, ajudando a loja a processar compras e preparar a entrega em instantes, obtendo o total controle da logística. E, claro, manter sempre o cliente informado sobre o status de seu pedido.

8. Invista em tecnologia de gestão

 

Ficou desanimado, pois está achando muito complicado cuidar da gestão de um pet shop? A boa notícia é que, atualmente, já existem softwares de gestão, soluções tecnológicas que automatizam todo o processo de gestão.

Da gestão do estoque, até gestão financeira, um bom programa para pet shop oferece dados e todo tipo de informação necessária para realizar a gestão de sua loja.

Dados dos clientes, envio de mensagens automáticas e personalizadas, gestão financeira, gestão do estoque, emissão de nota fiscal, entre outras possibilidades, tudo isso um bom software de gestão oferece.

Sem dúvida, uma maneira de ter sempre em mãos relatórios completos com as informações necessárias que aprimorem constantemente o seu trabalho.

Author: