Dicas para a vitrine de seu pet shop ajudar a aumentar suas vendas

Você costuma dar atenção à vitrine de seu pet shop? Com qual a frequência? Sabe quais os produtos que deve destacar? Confira isso e muito mais neste artigo!  

Embora subestimada ainda por muitos lojistas, a vitrine, na verdade, é uma das estratégias de marketing para construção de uma marca e, principalmente, para aumentar as chances de venda. Por isso, é preciso dar mais atenção à sua vitrine!

Primeiramente, vale saber que a vitrine é o cartão de visitas de seu pet shop, geralmente, é o primeiro ponto de contato com potenciais novos clientes, portanto, precisa ser chamativa, convidativa, bonita, organizada e funcional.

Uma vitrine bem trabalhada pode influenciar nas vendas, já que é a primeira impressão que o cliente tem da loja e dos produtos que estão sendo oferecidos, por isso, pode influenciar diretamente em sua decisão de entrar e comprar ou, simplesmente, passar direto.

Dentre outras coisas, uma boa vitrine pode ser usada para destacar os produtos mais populares, as promoções ou novidades, além de transmitir a imagem da marca e a identidade visual do pet shop.

Além disso, a vitrine também pode ser usada para criar um ambiente agradável e acolhedor, o que também pode contribuir para atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Por exemplo, uma vitrine bem decorada, com produtos organizados de forma atraente, pode fazer com que os clientes se sintam mais à vontade e tenham uma experiência de compra mais agradável.

Por isso, é tão importante que os pet shops invistam em uma vitrine mais atraente e bem organizada, com produtos que chamem a atenção dos clientes e que reflitam a identidade e os valores da marca.

Tipos de vitrines

 

É importante saber que existem três tipos de vitrines, que são:

– Vitrines centrais: são aquelas internas e projetadas para que o produto seja visualizado como um todo.

– Vitrines de trânsito: aquelas que ficam no interior da loja, geralmente usadas em estabelecimentos com muito movimento, ajudando a conduzir os clientes para os setores internos da loja.

– Vitrines frontais: são as mais conhecidas, ficam na frente da loja, também chamadas vitrines de rua, mesmo que sejam usadas em shoppings e galerias.

 

Dicas para melhorar a vitrine do seu pet shop

 

1. Conheça o seu público-alvo

 

É importante conhecer as necessidades e desejos dos seus clientes para criar uma vitrine atraente e relevante para eles. Por exemplo, se o seu público-alvo é formado por pessoas que têm cães, a vitrine deve procurar destacar produtos e serviços mais voltados para cães.

2. Estabeleça objetivos

 

É preciso saber qual o seu objetivo antes mesmo de começar a montar a vitrine de seu pet shop: trabalhar alguma campanha para as vendas de datas comemorativas ou apresentar um novo produto que promete ser o sucesso da estação? É fundamental saber quais os seus objetivos e guiar sua decoração de acordo com o que você deseja.

3. Crie um tema

 

Pense em um tema para a sua vitrine e use elementos visuais e produtos que se encaixem com o mesmo, e podem ser relacionados à datas comemorativas como Carnaval, Páscoa, Halloween, Natal e Ano Novo e, também, datas especiais do segmento pet, como Dia Mundial do Gato, Dia dos Animais, Mês do Vira-Lata, são alguns bons exemplos.

4 Atualize a vitrine constantemente seguindo um calendário

 

Como nem todas as datas comemorativas tem a ver com o mundo pet, é interessante criar um calendário específico para as vitrines, garantindo sua atualização em cima de outros temas que podem ser trabalhados.

É possível destacar linhas inteiras de produtos, expor os mais vendidos ou trazer ofertas exclusivas em determinadas marcas, o importante é garantir atualização recorrente da vitrine, pelo menos uma vez ao mês. Para trazer uma sensação de dinamismo e novidade constante para os clientes que passarem por lá, no mais, isso também demonstra que a sua loja está sempre atualizada e preocupada em oferecer o melhor para seus clientes.

5– Deixe descontos e ofertas bem visíveis

 

Procure sempre destacar as ofertas, descontos e promoções, na hora de montar a vitrine, garantindo não só que sejam de boa compreensão e chamem a atenção, mas que o resultado seja agradável aos olhos dos clientes.

6- Crie uma composição equilibrada

 

Não adianta querer colocar todas as promoções em um espaço pequeno, deixando o visual poluído e pouco atrativo. Procure dispor os produtos de forma a criar uma composição equilibrada e atraente para os clientes. Use suportes e prateleiras para criar diferentes alturas e níveis.

7- Use iluminação adequada

 

A iluminação tem um grande poder que muitos lojistas ainda não se atentaram, ela é crucial para destacar determinados produtos e criar uma atmosfera convidativa. Por isso, utilize a iluminação com sabedoria e de forma adequada, para criar um ambiente agradável na vitrine.

8 – Não esqueça do restante da loja
 

Muitos lojistas se preocupam com a decoração da vitrine e acabam esquecendo do resto da loja, o que pode resultar em grande frustração para os clientes. Ou seja, o mesmo esmero que usou ao decorar a vitrine, é preciso dedicar ao restante da loja. Com os produtos acessíveis e bem organizados nas seções e prateleiras.

É muito importante garantir que seus expositores internos e prateleiras também estejam atendidos com decoração e iluminação adequada.

Tecnologia como aliada

 

Pois bem, a boa notícia é que até na hora de montar sua vitrine a tecnologia pode lhe ajudar. Mas, como assim? Como já falamos aqui, a automação dos processos é uma das principais tendências para o mercado pet em 2023.

Por isso, ao decidir abrir seu negócio no mercado pet, é fundamental ficar por dentro das novidades do segmento tecnológico como um todo, buscando ferramentas que possam acrescentar ao seu negócio, mantendo seus serviços constantemente atualizados.

Nesse sentido, um bom programa para pet shop pode ajudar a definir os produtos na vitrine de diversas maneiras. Primeiramente, ele pode fornecer informações sobre os produtos mais vendidos, os produtos com maior margem de lucro e os produtos que estão em estoque. Esses dados podem ajudar a identificar quais produtos devem ser destacados na vitrine para aumentar as vendas e maximizar os lucros.

Além disso, um programa de gestão pode ajudar a monitorar as tendências do mercado e identificar as preferências dos clientes. Com essa informação, é possível escolher os produtos mais adequados para a vitrine, a fim de atender às necessidades e desejos dos clientes.

Outra maneira pela qual software para pet shop pode ajudar a definir os produtos na vitrine é através da análise do desempenho de vendas ao longo do tempo. Com base nessas informações, é possível ajustar a seleção de produtos na vitrine para maximizar as vendas e evitar produtos que não estejam gerando resultados satisfatórios.

Por fim, um programa de gestão pode ajudar a otimizar a gestão de estoque e a logística de produtos, permitindo que os produtos sejam disponibilizados na vitrine de forma mais eficiente e em tempo hábil. Isso garante que os clientes sempre encontrem os produtos que estão procurando, o que é fundamental para o sucesso da vitrine e, claro, de seu pet shop.

Espero que essas dicas sejam úteis para você criar uma vitrine incrível para o seu pet shop!

Author: