Como se destacar de Pet Shops maiores e atrair mais clientes

Você tem um pet shop pequeno e se acha em desvantagem diante da crescente concorrência? Não sabe como se destacar de pet shops maiores e atrair mais clientes? Então, este artigo é para você.

O mercado pet no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos, impulsionado, principalmente, pelo aumento da adoção de animais de estimação pelos brasileiros, o que vem gerando um problema para quem investe neste setor: a alta concorrência.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o mercado pet brasileiro faturou mais de R$ 40 bilhões, só em 2020, representando um crescimento de 13,5% em relação ao ano anterior,  já em 2021, no entanto, o crescimento foi de 25% a mais.

Levantamentos dão conta de que não é raro, durante e após a pandemia de COVID 19, pequenos lojistas terem apostado em uma segunda loja, e isso por conta de todo esse crescimento.

Entre os principais segmentos do mercado pet no Brasil, podemos destacar os seguintes:

– Alimentação: é o principal segmento do mercado pet no Brasil, com uma participação de cerca de 67% do faturamento total do setor. Os alimentos para animais de estimação vêm evoluindo e se tornando cada vez mais sofisticados, com uma variedade crescente de opções, como alimentos naturais, orgânicos e funcionais.

– Produtos de higiene e beleza: este segmento é responsável por cerca de 11% do faturamento total do mercado pet no Brasil. Os produtos de higiene e beleza, como shampoos, condicionadores, perfumes e produtos para cuidados com as unhas e pelos dos animais, têm ganhado cada vez mais importância para os tutores de pets.

– Serviços: o mercado de serviços para animais de estimação vem crescendo rapidamente no Brasil, impulsionado pela oferta de serviços como hospedagem, creches, banho e tosa, pet shops e consultas veterinárias. Este segmento é responsável por cerca de 22% do faturamento total do mercado pet no país.

É importante destacar que o Brasil é o terceiro maior mercado pet do mundo, com uma população de mais de 140 milhões de animais de estimação, entre cães, gatos, aves, peixes e outros animais, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Ou seja, um mercado que representa uma grande oportunidade para empresas e empreendedores do setor.

Mas, claro, se de um lado nos deparamos com todo esse crescimento, do outro, é preciso saber lidar com um problema que só vem se engravando nesses últimos anos, a alta e desleal concorrência.

Afinal, como superar a concorrência e sobreviver em um mercado tão competitivo? Como brigar de frente com grandes e poderosos empreendedores?

Quer saber? Então, continue lendo este artigo!

Quando oferecer mais serviços no pet shop

 

A decisão de aumentar a oferta de serviços em um pet shop depende de vários fatores, como o tamanho do negócio, a demanda dos clientes, a concorrência local e a capacidade financeira da empresa.

Se a demanda dos clientes por serviços adicionais é alta e a empresa tem capacidade financeira para investir na expansão, aumentar a oferta de serviços pode ser uma estratégia inteligente para aumentar a receita e conseguir fidelizar os clientes de seu pet shop.

No entanto, é importante realizar uma pesquisa de mercado para identificar quais serviços adicionais são mais procurados pelos clientes em sua região e avaliar se a empresa tem capacidade de oferecer esses serviços com qualidade e eficiência. Além disso, é importante calcular o retorno sobre o investimento necessário para a expansão, para garantir que o negócio seja viável financeiramente.

Em resumo, vale a pena considerar a expansão da oferta de serviços em um pet shop, mas é importante avaliar cuidadosamente a demanda do mercado, a capacidade da empresa e o retorno sobre o investimento para tomar uma decisão informada.

Dicas para se destacar da forte concorrência

 

Certamente, concorrer com pet shops maiores pode ser desafiador e até uma luta muito desigual, mas a boa notícia é que existem algumas estratégias que podem ajudá-lo a se destacar no mercado e atrair mais clientes. Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis:

1. Ofereça um serviço de alta qualidade: certifique-se de que seus serviços sejam da mais alta qualidade possível. Isso inclui a qualidade dos produtos que você oferece, bem como a experiência geral do cliente em sua loja.

2. Invista na sua equipe: escolha muito bem sua equipe, e invista em treinamentos, justamente, para fornecer um atendimento excelente aos clientes e para que possam saber tirar dúvidas dos clientes, sobre produtos e cuidados com animais. Funcionários bem treinados podem ajudar a diferenciar sua loja de outras.

3. Ofereça uma experiência única: considere como você pode se diferenciar dos concorrentes. Pode ser através da oferta de produtos exclusivos ou serviços adicionais, como aulas de treinamento para animais de estimação, serviços de tosa diferenciados, ou outras atividades que façam sua loja se destacar.

4. Foque em marketing local: concentre seus esforços de marketing localmente, como em bairros próximos ou comunidades online de amantes de animais. Considere fortalecer sua presença digital (lembre-se que no mundo virtual toda loja pode ter o mesmo tamanho), promovendo sua loja nas redes sociais, em publicidade online e offline, e em eventos locais. Aqui mesmo pode encontrar algumas dicas básicas de marketing que já vão lhe ajudar a obter ótimos resultados.

5. Estabeleça parcerias: estabeleça parcerias com outras empresas locais, como clínicas veterinárias, groomers e adestradores, para promover sua loja e criar um sistema de indicações.

6. Invista em tecnologia: existem algumas soluções tecnológicas que podem ajudar seu negócio, principalmente, na parte administrativa e financeira. Um software para pet shop, por exemplo, automatiza todos os setores de seu negócio, e o que é melhor, sem riscos de cometer erros. Um programa para pet shop, dentre outras coisas, faz toda a gestão do estoque ( o que é um dos grandes problemas da maioria dos lojistas), controla toda a parte administrativa de sua loja, entradas e saídas, enfim, com todos os dados em um só lugar e em nuvem, ou seja, você pode acessar a qualquer hora e de qualquer lugar.

Lembre-se que a chave para competir com pet shops maiores é encontrar maneiras de se diferenciar e oferecer aos clientes uma experiência excepcional. Portanto, a dica é se concentrar em seus pontos fortes e em como você pode atender melhor as necessidades dos clientes, assim, certamente, estará no caminho certo para crescer e se destacar, até mesmo, de pet shops maiores.

Author: