6 dicas para quem está começando a montar um Pet Shop

Ocupando nada menos do que o terceiro lugar entre os maiores mercados pet do mundo, isso justifica a enorme procura por pessoas querendo empreender nessa área aqui no Brasil.

O Brasil só fica atrás dos EUA e da China, segundo a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).

E, justamente, por ser um mercado que não conhece crise, ele está muito concorrido atualmente, o que exige que o empreendedor fique muito mais atento e cuidadoso.

O fato é que até mesmo a pandemia, que prejudicou tantos setores, serviu para impulsionar as vendas no mercado pet, já que foi considerado um comércio essencial, fazendo com que se mantivesse aberto e em pleno funcionamento enquanto os demais setores fechavam suas portas.

E com isso tudo, claro, o que não falta no mercado pet são novos empreendedores que passaram a enxergar esse setor com outros olhos e aumentando ainda mais a concorrência.

Assim, investir no mercado pet se mostrou uma ótima opção para quem deseja ter seu próprio negócio, apostando em um setor que só cresce, no mundo inteiro.

Mas, claro, dentro do mercado pet existem muitas possibilidades, sendo o Pet shop a que oferece mais opções de ganhos, desde a venda de alimentos, até artigos de higiene, serviços diversos, delivery, e até consultas.

No mais, vale saber que, segundo uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o mercado de pet shops movimenta nada menos que 15 bilhões por ano no Brasil. É, ou não é, uma ótima opção de investimento?

Se interessou? Então, confira abaixo seis dicas para quem está começando a montar um pet shop.

1. Escolha um lugar bem localizado para montar seu pet shop

 

Não é novidade alguma que o ponto pode ser crucial para o sucesso, ou não, de um empreendimento. Por isso, antes de montar seu pet shop, estude bem o local onde ele se localizará, de preferência, em um local com boa visibilidade, perto das principais avenidas e de outros estabelecimentos comerciais. Não esqueça de pesquisar se tem muitas pessoas com animais por perto.

2. Procure trabalhar com produtos com alto giro de mercado

 

Uma dica muito importante é procurar trabalhar com produtos que possuam um alto giro no mercado, para garantir vendas constantes, sem dúvida, a melhor forma de obter uma boa receita no final do mês. E não deixe que esse produto fique em falta, para não ter o risco de ver os clientes correrem para a concorrência.

Lembrando que, até mesmo em função da pandemia e pelo fato dos tutores ficarem mais em casa, houve um crescimento na procura por brinquedos, acessórios e itens relacionados à saúde do pet.

E, claro, além de procurar trabalhar com produtos que tenham saída certa, vale oferecer sempre novidades, mostrando que está por dentro do que há de mais novo nesse mercado e, SEMPRE trabalhar com qualidade, em primeiro lugar.

Assim, ao priorizar a qualidade,com certeza, garantirá a satisfação dos seus clientes.

3. Invista em inovação

 

Uma outra importante dica é procurar saber tudo sobre o seu setor, ficar por dentro das novidades, até lá de fora.

Não tenha medo da concorrência, faça seu trabalho da melhor forma, ofereça qualidade e, sempre que possível, novidades.

Vale saber que, o pequeno empreendedor representa a maior fatia desse mercado, e o relacionamento ainda é o que garante a fidelização do cliente.

Não tenha medo das novidades, invista em tudo que puder acrescentar e trazer um diferencial ao seu pet shop, e vale até terceirizar.

Assim, não tenha medo de investir no delivery, no hotel pet, pet shop móvel, em tratamentos alternativos, em comida natural para cachorro…

4. Escolha bons fornecedores

 

Outro ponto a considerar são as parcerias, já que para garantir o bom funcionamento e um estoque sempre em dia, é fundamental acertar nas parcerias com fornecedores que sejam de confiança, que estejam sempre à disposição do seu negócio quando surgir uma demanda.

Por isso, a dica é fazer um levantamento dos principais fornecedores de produtos e serviços que tenham relação com seu negócio, e procurar pesquisar quais são de confiança, que obedecem prazos, enfim, para que seu estoque nunca deixe a desejar.

5. Aposte em um atendimento humanizado

 

Existe um movimento muito forte pelo atendimento humanizado, com os tutores, mas que se estende aos animais. Por isso, é tão importante investir em um atendimento humanizado em seu pet shop, oferecendo mais empatia, atenção e cuidado, para que o cliente saia do seu estabelecimento feliz, satisfeito e, principalmente, que queira voltar.

Certamente, isso ajudará a criar uma imagem mais positiva do seu negócio e, consequentemente, conquistar mais clientes.

6. Aposte em um software de gestão

 

Por fim, mas nem por isso menos importante, a dica é, assim como deve ficar por dentro das novidades em matéria de serviços e produtos pet, também é preciso ficar de olho nas principais tendências tecnológicas, investindo no que puder garantir mais produtividade e lucro para o seu negócio.

Nesse sentido, adotar um software de gestão pode fazer toda a diferença nos resultados de seu negócio, otimizando as tarefas e operações em seu pet shop, desde o atendimento, até controle de consultas, pagamentos, estoque… sem dúvida, uma ótima forma de agilizar a execução das operações em seu estabelecimento.

Um bom sistema para pet shop não apenas vai automatizar a maioria dos processos diários na loja, como garantir agilidade nos processos do dia a dia, e mais eficiência no serviço prestado.

Com o uso de um bom programa para pet shop, todas as informações que você precisa estarão em um só lugar, à um clique de distância, permitindo acesso a qualquer hora e de qualquer lugar.

Dentre outras coisas, ao apostar em um programa para pet shop,  estará economizando tempo com tarefas que podem ser automatizadas, possibilitando reduzir custos e ainda expandir seu negócio.

Enfim, essa tecnologia permite ter controle total de todos os processos do pet shop, facilitando o monitoramento e a implantação de ações mais eficientes e até corrigir eventuais irregularidades.

Agora que você conhece os benefícios da implantação de um software para pet shop, é hora de escolher o melhor sistema para você, nesse sentido, Nuvem Vet é o que oferece o melhor custo-benefício, com pacote de acordo com suas necessidades e precinhos que cabem em qualquer bolso

A principal característica a ser verificada é se o programa para pet shop atende às necessidades do seu negócio.

 

Author: