5 estratégias para seu negócio Pet ter vantagem competitiva

Muito tem se falado sobre o mercado pet, que apesar de toda a crise econômica, não só não foi atingido, como também apresentou um crescimento exponencial.

O problema é que isso acabou levando muitos empreendedores a apostar nesse setor, fazendo com que a concorrência se tornasse algo preocupante para quem já tentava sobreviver no mercado.

E todo esse crescimento e as muitas possibilidades encontradas dentro desse nicho, desde Pet Shops, Clínicas veterinárias, Fisioterapia, Banho e tosa, Creches, Serviço funerário, Hotéis para animais, entre outros, naturalmente, fez com que a concorrência se tornasse muito acirrada.

E como conseguir que sua clínica veterinária, loja ou qualquer outro negócio no setor pet, tenham vantagem competitiva, em meio a um cenário tão, muitas vezes, desigual?

Então, não importa se sua clínica ou loja é pequena, é preciso possuir vantagem competitiva, que é essencial para conseguir diminuir ou até neutralizar a concorrência.

Essa vantagem competitiva pode ser conseguida de várias formas, independentemente do tamanho de seu negócio, possibilitando que, não só o destaque, em relação aos concorrentes, como consiga aumentar o número de clientes e reforce a sua marca, o que levará a resultados cada vez melhores.

Mas, claro, isso não é tão simples como parece, requer muito trabalho e persistência, sendo fundamental colocar algumas estratégias em prática. Quer conhecer algumas delas? Então, continue lendo.

5 estratégias para sua clínica veterinária e pet shop obterem vantagem competitiva

 

1. Ofereça um atendimento diferenciado

 

Como sempre gostamos de lembrar por aqui, o atendimento, atualmente, é o quesito que mais conta pontos na hora de um cliente fidelizar, ou não, qualquer serviço. Por isso, é tão importante escolher bons funcionários e investir em reuniões de equipe constantes pra poder treiná-la e prepará-la, principalmente, por que o atendimento é um dos pontos mais importantes, e decisivos, para o sucesso de uma clínica veterinária ou pet shop.

As pessoas gostam e exigem ser acolhidas e bem tratadas, e isso se estende aos seus animaizinhos, por isso, é tão importante caprichar nessa questão.

Assim sendo, é preciso que, desde o primeiro atendimento, pelo telefone, redes sociais ou na recepção, os pacientes tenham uma boa primeira experiência.

E, claro, isso vale para funcionários simpáticos e prestativos, devidamente treinados, que vão ajudar a passar uma boa impressão e diferenciar a clínica.

E no atendimento, seja clínico ou de algum serviço, é preciso agir de maneira humanizada e personalizada. Para começar, é importante saber o histórico do paciente, chamá-lo pelo nome, tirar possíveis dúvidas com calma e paciência, buscando transmitir sempre segurança e tranquilidade, que são alguns pontos essenciais.

2. Ofereça conforto aos clientes

 

Não tem como criar uma boa experiência para o cliente se não garantir um ambiente confortável, começando pela recepção. É fundamental oferecer assentos confortáveis, climatização adequada e até água, para os tutores e pets, internet e cafezinho, por exemplo.

E, claro, não esquecer de garantir acessibilidade para idosos ou deficientes, até vale pensar em uma área externa onde os animais possam interagir e brincar enquanto se espera pela consulta ou algum serviço marcado.

Vale caprichar, também, na decoração, que faz toda a diferença, principalmente, na hora de passar uma imagem mais profissional e de acolhimento.

3. Organize os setores

 

É fundamental passar uma ideia de organização, isso conta muitos pontos e os clientes logo percebem. Assim, é muito importante procurar organizar bem os setores.

No caso de lojas, por exemplo, caprichar na organização dos produtos, dispô-los de uma forma mais visual possível. com todas as seções bem diferenciadas.

Uma dica é investir em sinalizações, isso ajuda os clientes a se situarem na loja, ou clínica.

4. Utilize as mídias sociais

 

Como sempre ressaltamos por aqui, quem não tem presença digital, atualmente, não existe.

Por isso, principalmente, em um mercado como o pet, não tem como ter vantagem competitiva se não investir no marketing digital.

Assim, não só é preciso ter um bom site, como também, e principalmente, investir na melhor ferramenta de marketing, que são as redes sociais.

As redes sociais, se bem usadas, são a melhor forma de divulgar e captar novos clientes. Por isso, para se destacar no setor, utilize-as com sabedoria, oferecendo postagens relevantes e interagindo com o público, enfim, aproveitando todo o seu potencial para se aproximar mais ainda dos clientes.

Assim sendo, vale usar as diferentes funções oferecidas pelas redes para divulgar a clínica, tirar dúvidas dos pacientes e fortalecer a marca.

5. Invista em tecnologia

 

E não tem como falar em vantagem competitiva sem que isso passe, também, pela ajuda da tecnologia, que pode ser de enorme ajuda, não apenas com seus muito aplicativos, ou equipamentos diferenciados, como também, outros recursos que podem ajudar a profissionalizar e melhorar a gestão, de uma forma super econômica e eficiente.

Embora muitos donos de clínicas ou pet shops ainda não saibam, já existem muitas opções de softwares de gestão, através dos quais é possível cuidar do agendamento, da confirmação de consultas e até do histórico do paciente.

Em meio a um mercado competitivo, e considerando os muitos desafios na hora de administrar uma clínica veterinária ou um pet shop, poder contar com a ajuda da tecnologia nessas horas, pode fazer toda a diferença, já que um programa de gestão, entre outras coisas, vai automatizar todos os processos em sua clínica veterinária ou pet shop.

Por exemplo, um bom sistema para clínica veterinária e pet shop permite ter todas as informações de forma otimizada, com todos os dados organizados de forma prática, possibilitando que você e sua equipe gerencie com eficiência o relacionamento e as demandas de cada cliente.

E não é só isso, um programa para clínica veterinária e pet shop permite ter todas as informações e dados em um único lugar, os quais podem ser acessados a qualquer hora e de onde estiver, desde o registro de atendimentos, serviços, todas as entradas e saídas, enfim, uma verdadeira mão na roda.

E é isso, como já sabemos, em um mercado já tão saturado, são muitos os desafios, mas com dedicação, boa vontade e uma ajudinha da tecnologia, fica bem mais fácil conquistar a sonhada vantagem competitiva, tão importante para o sucesso de sua clínica ou pet shop.

Author: