5 dicas para que sua clínica avance

Certamente,  o objetivo de qualquer pessoa que tenha um negócio, seja pequeno, médio ou grande, é que ele cresça, aumentando a carteira de clientes, e isso em qualquer área, inclusive, da saúde.

Por isso, resolvemos mostrar aqui 5 dicas para que sua clínica avance e tenha sucesso, baseadas nas melhores estratégias de marketing digital voltadas para esse segmento.

1) Descubra a rede social mais usada pelo seu público

Então, para isso, é preciso identificar seu público, suas principais características e descobrir como se comporta na internet.

Enfim, definir a persona (representação fictícia do cliente ideal) de sua clínica, sabendo que a estratégia de marketing precisa se basear na mesma.

Uma dica para chegar a essa pessoa é através de pesquisas diretas, como uma conversa casual na recepção, por exemplo, ou conversando de forma informal durante a consulta.

Vale questionar, de onde ele conheceu ou ouviu falar da sua clínica, ou qual a rede social preferida e por quê, e até mesmo o que o levou até os seus serviços.

É importante ressaltar que na área da saúde, o Facebook e Instagram são as mídias sociais que tem maior impacto, permitindo abordagens mais diretas e dinâmicas com seu público.

2) Estratégias para cada rede social

Após identificar as mídias sociais com maior presença de seu público, o próximo passo é  desenvolver estratégias específicas para cada uma delas, com o objetivo de fazer com que o cliente de hoje traga espontaneamente o cliente de amanhã.

Essa aproximação facilitada pelas redes sociais ajudam a promover o famoso marketing “boca a boca” para sua clínica, com a indicação natural para outras pessoas.

Exemplos de estratégias:

Conteúdos pertinentes: no Instagram, capriche em fotos e vídeos curtos, vale foto dos pets (dos clientes), materiais com dicas e mostrando o dia a dia da clínica. É fundamental, tanto no Instagram como no Facebook, responder prontamente às dúvidas dos seus pacientes, tanto por comentários ou inbox, criar posts ou vídeos específicos;

Tire proveito do stories, e vale até patrocinar: esse recurso faz muito sucesso e costumo trazer bons retornos, permitindo chegar a potenciais clientes, inclusive, para avisar de alguma ação da sua clínica, como um workshop, atividades especiais de datas comemorativas , etc;

Faça lives: comprovadamente, as lives estão em alta, esse tipo de conteúdo, ao vivo, tem se consolidado cada vez mais como ótimas estratégias de redes sociais, engajando muito mais com o público. Uma boa dica é fazer lives sobre temas atuais ou tirando dúvidas, como em épocas de vacinação, etc…

Invista em um blog: procure oferecer conteúdo de qualidade, com dicas, tirando dúvidas, essa é uma estratégia que costuma dar bons resultados, conquistar seguidores, fortalecer a marca (com os compartilhamentos), e fidelizar muitos clientes.

Sem falar que ter um blog dentro do site da sua clínica permite que você seja encontrado no Google, atraindo novos clientes a partir de pesquisas relacionadas.

3) Volte suas campanhas para seu público alvo

Então, embora anunciar nas redes sociais seja uma boa forma de fidelizar o seu público e, também, de atrair novos clientes, é fundamental fazer isso da forma correta, segmentando as suas campanhas.

Ao utilizar o Facebook e o Instagram para anunciar serviços, a dica é direcionar suas campanhas para seu público alvo, aumentando ainda mais as chances de encontrar uma pessoa interessada, um cliente em potencial.  

E cuidado para não deixar uma página sem atualização, hoje em dia, nada pode ser pior para o seu negócio, passando a imagem de abandono e descaso.

E para isso vale direcionar o seu anúncio com base em:

  • dados demográficos do seu público (idade, sexo, escolaridade, status de relacionamento);
  • páginas similares;
  • comportamento;
  • localização (para atingir aqueles que estão perto fisicamente da sua clínica);
  • entre outras diversas informações e características.

4) Crie estratégias de interação nas mídias sociais

Com certeza, você já deve ter ouvido a expressão “post viral”. Pois bem, na verdade isso se diz de uma postagem que geraalto índice de repercussão e engajamento nas mídias sociais, gerando um maior alcance e mais interação com o público.

Para isso, a dica é criar um post com a intenção de instigar seus seguidores a compartilhar a publicação de forma espontânea, geralmente, algo engraçado ou muito emocionante.

Vale ter em mente que este tipo de interação (espontânea) é de extrema  importância, pois o algoritmo do Facebook, por exemplo, costuma distribuir um post organicamente de acordo com o número de interações, resultando em um alcance maior da publicação.

Sendo assim, quanto mais curtidas, comentários, reações e compartilhamentos que a sua publicação tiver, mais pessoas ela alcançará e poderá impactar cada vez mais novos pacientes.

Dessa forma, todo mundo que for impactada pelo seu post irá divulgar seu negócio gratuitamente e influenciar mais pessoas a conhecer a sua clínica.

Certamente, existem muitas formas de desenvolver este tipo de estratégia, é só dar asas á imaginação na hora de criar o post.

Mas, muito cuidado com o que for postar, verifique se não tem nada (meio escondido) no texto que seja capaz de criar polêmicas, ou de gosto duvidoso.

5) Integre estratégias on e offline

Quer saber se sua estratégia de marketing digital está dando certo? Então, procure redirecionar as pessoas para o seu local de atendimento, ou número de telefone (whatsapp) ou seja, todas as ações e posts devem fazer com que o público escolhido entre em contato com a sua clínica.

Faça pesquisas, e o stories do Instagram é um bom local para isso, perguntando o que eles gostariam de ver na sua clínica, o que gostariam que fosse melhor, e coisas do tipo, dessa forma, mensurando as estratégias de marketing.

Outra forma de mensurar os resultados das estratégias de marketing é através de um software veterinario, como Nuvem Vet, por exemplo, o qual facilita todo o processo de gestão, sendo possível fazer um acompanhamento de cada setor da clínica, desde registro de novos clientes, esto   que, acesso ao Caixa para saber quanto entrou e saiu, enfim, toda parte administrativa, de uma forma simples, e online.

E então, gostou das 5 dicas para que sua clínica avance e tenha mais clientes e, claro, sucesso?Lembre-se que não existe uma receita pronta para o sucesso, na verdade, ele surge como resultado de estratégias usadas de forma correta.

Author:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *