10 maiores desafios na administração de um pet shop

Quando pensamos abrir algum negócio, como um pet shop, por exemplo, geralmente, quebramos a cabeça atrás do nome e logo perfeitos, um bom trabalho de marketing, um local acessível e aconchegante e, pronto, achamos que já temos todos os ingredientes para um grande sucesso.

O fato é que, na maioria das vezes, subestimamos a administração, a gestão do estabelecimento, o que é um grande erro que pode trazer sérias consequências.

Muitos donos de estabelecimento acham que a gestão, como um todo, se aprende fazendo, e não é assim.

A gestão de um pet shop envolve uma série de fatores, desde o funcionamento da loja, a gestão do estoque, a escolha dos fornecedores, o orçamento para investir, a escolha dos profissionais e serviços a serem oferecidos, seus salários e benefícios, enfim, muitas decisões que podem tornar seu negócio competitivo, ou não.

O problema é que muitas pessoas não sabem como melhorar a administração do seu negócio e, assim, captar mais clientes e, claro, gerar mais lucro.

Pensando nisso, resolvemos reunir aqui alguns desafios e algumas dicas para lhe ajudar a administrar melhor seu pet shop. Confira!

Como administrar um Pet Shop?

 

Não é novidade alguma que o mercado pet não para de crescer, aumentando a concorrência no setor e obrigando os donos de pet shop a lançarem mão de estratégias de marketing e em uma gestão mais assertiva.  Confira abaixo algumas dicas!

1. Fluxo de caixa

 

Não existe uma boa gestão sem que ela passe pelo fluxo de caixa, que permite um acompanhamento cuidadoso de todas as transações financeiras, incluindo receitas e despesas, entradas e saídas.

As tomadas de decisões precisam se basear nos dados fornecidos pelo fluxo de caixa, desde identificar as principais fontes de receita, planejar os investimentos do negócio, decidir pela contratação ou não de funcionários, quais são os gastos desnecessários, entre outras possibilidades.

2. Manter os impostos em dia

 

Principalmente, quem tem uma receita bruta anual inferior a 4,8 milhões de reais, não encontra grandes complicações na hora de gerenciar o pet shop, pelo menos, no que diz respeito ao cumprimento fiscal.

A dica, no entanto, nesse caso, é aderir ao regime do Simples Nacional, pagando quase todos os impostos em uma única parcela, a DAS, ou Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Veja abaixo alguns dos impostos cobrados:

– ICMS;

– ISS;

– Pis/Pasep;

– IRPJ;

– Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL);

– Entre outros.

Mas atenção, não deixe de se certificar de o pet shop esteja no regime tributário adequado, e procurar sempre fazer pagamento do DAS antes do vencimento.

3. Controlar o estoque

 

Um dos grandes erros de quem tem loja é a falta de gestão do estoque. É muito importante garantir que os produtos estejam disponíveis durante todo o ano e, assim, evitar perdas de clientes que procuram produtos indisponíveis e acabam recorrendo aos concorrentes.

E, claro, com uma boa gestão, fica fácil realizar promoções de determinados produtos e ofertas especiais, oferecer brindes, enfim, aumentando a margem de lucro.

4. Buscar conhecimento

 

Hoje em dia o que não faltam são cursos online, até gratuitos, sobre gestão. Por isso, a dica é ler ao máximo sobre o assunto, fazer cursos, para que possa administrar seu negócio da melhor forma possível.

Também procure ficar por dentro das novidades, de preferência, indo à feiras, workshops, seminários, ou pesquisando blogs lá de fora, sobre o assunto. Dessa forma, conseguirá acompanhar as novas tendências e, de repente, até identificar novas oportunidades de venda, sempre oferecendo o que há de mais novo e diferente para seus clientes.

5. Interagir com os pets na frente dos tutores

 

Nem seria preciso mencionar, mas sempre é bom lembrar que, caso não goste muito de animais, um pet shop não é para você. É fundamental gostar de animais para ter um pet shop, e os tutores logo percebem quando o dono não é muito chegado a eles.

E mais, é sempre bom ter em mente que certos serviços prestados em um pet shop necessitam que os funcionários tenham contato direto com os animais, como banho e tosa, por exemplo, ou seja, é fundamental que os colaboradores gostem e saibam lidar com todo tipo de animais, até para que os tutores se sintam seguros deixando seus animais em seu pet shop e, claro, os pets de estimação se sintam mais à vontade longe de seus donos.

6. Investir no relacionamento com os clientes

 

Como sempre falamos por aqui, é preciso colocar o cliente em primeiro lugar. Quem tem animalzinho de estimação, com certeza, o considera um membro da família e, assim, quanto mais investir na construção de um bom relacionamento com seus clientes e, claro, seus animais, mais chances terá de fidelizá-los, o que aumentará a receita do seu pet shop.

Nesse sentido, as redes sociais, emails e aplicativos de mensagens, como whatsapp, por exemplo, podem ser de enorme ajuda para facilitar a comunicação e conseguir se aproximar dos clientes.

7. Oferecer delivery

 

O comportamento das pessoas mudou. Elas estão mais exigentes e mais práticas. Assim, priorizam aqueles estabelecimentos que oferecem o máximo de serviços em um mesmo local e, de preferência, ainda oferecem produtos e serviços a domicílio.

Seja por falta de tempo, ou por comodismo, o fato é que oferecer banho e tosa a domicílio, entregar produtos ou ter um serviço de buscar e entregar os pets, pode ajudar a atrair mais clientes.

E mais, em tempos de alta concorrência, oferecer delivery pode ser uma vantagem competitiva, com o seu Pet Shop garantindo conforto e praticidade ao cliente.

8. Oferecer vantagens

 

E quanto mais benefícios seu pet shop oferecer, mais chance terá de atrair e fidelizar clientes, conseguindo se destacar da concorrência.

Ou seja, não basta apenas oferecer qualidade, já que isso é básico, é preciso pensar em estratégias, como brindes, cartão fidelidade, cupons promocionais, serviço adicional, entre outras opções.

E não se esqueça de colocar tudo no papel, para que esses benefícios não resultem em prejuízos.

9. Estar preparado para todo tipo de pet

 

Sabemos que nem todo animal é muito fã de banho, para muitos até é um momento bem complexo. Por isso, é fundamental que esteja preparado para lidar com todo tipo de pet, do mais raivoso até o mais medroso. Os tutores precisam se sentir confiantes antes de deixar seus bichinhos aos cuidados do seu pet shop.

Portanto, é responsabilidade do pet shop fornecer a assistência necessária para que o gato ou cachorro se sinta confortável e, para isso, é fundamental, investir em profissionais capacitados.

10. Investir em um bom atendimento

 

Pesquisas apontam que o atendimento é um quesito determinante na hora do cliente fidelizar, ou não, um estabelecimento. Por isso, é tão importante investir em uma equipe bem treinada para oferecer um serviço excelente em todos os canais.

E procurar oferecer diversos canais de comunicação para atender o cliente, desde rede social telefone, email, whatsapp…

Aposte em tecnologia

 

Como podemos ver, muitos são os desafios na hora de administrar um pet shop, porém, eles podem ser facilmente resolvidos com a ajuda da tecnologia, sabia?

Pois é, atualmente, é possível contar com o suporte de um software de gestão para automatizar todos os processos em seu pet shop.

Dentre outras coisas, um bom sistema para pet shop permite ter todas as informações de forma otimizada, com todos os dados organizados de forma prática, possibilitando que você e sua equipe gerencie com eficiência o relacionamento e as demandas de cada cliente.

Extremamente prático, um programa para pet shop permite ter todas as informações e dados em um único lugar, os quais podem ser acessados a qualquer hora e de onde estiver, desde o registro de atendimentos, serviços, todas as entradas e saídas, enfim, uma verdadeira mão na roda.

E é isso, os desafios são muitos, realmente, mas nada que com dedicação e boa vontade seja impossível de resolver, ainda mais que, felizmente,  ainda podemos contar com a ajuda da tecnologia, facilitando muito na hora de administrar um pet shop.

Author: